Logo CCC
Receba nossa Newsletter:
evento

Entenda um pouco mais sobre a DOENÇA DE ALZHEIMER.

A Doença de Alzheimer é uma enfermidade degenerativa cerebral e representa a causa mais comum de demência nos países ocidentais, respondendo por cerca de 60% de todos os casos. Estima-se que a prevalência da doença (número total de pessoas) alcance em 2030 quase 68 milhões e 115 milhões em 2050 (Ferri CP et al, 2009). Este futuro epidemiológico dimensiona a importância da pesquisa para a compreensão na neurobiologia desta doença.

 

A maioria dos casos de Doença de Alzheimer começa após os 60 anos, sendo a principal queixa a dificuldade de memória para fatos e eventos recentes do dia a dia. Este problema pode resultar em repetitividade de questionamentos ou de afirmações; aumento da necessidade de anotações, dificuldade de encontro de palavras durante conversas, de nomear pessoas ou objetos, de lembrar datas, de aprendizado de novas informações. Há também na Doença de Alzheimer um importante fenômeno, a disfunção executiva. Neste contexto, o indivíduo pode apresentar dificuldade em manejar horários de medicações, planejar compromissos, pagamentos, organizar-se dentro da própria residência, dificuldade de lidar com caixas eletrônicos.

 

O quadro é sempre progressivo.

 

Alterações do humor podem ser significativos na Doença de Alzheimer: Depressão pode preceder o início de declínios de memória, linguagem e de funções executivas em até 2 anos (Grossberg GT et al, 1986). Neste sentido, idosos com 1º episódio de depressão da vida entre 50 e 60 anos merecem investigação neurológica, para excluir causas cerebrais (orgânicas) de depressão – pode ser abertura clínica de doeça degenerativa ou vascular do Sistema Nervoso Central.

 

O tratamento é baseado no uso de duas classes de medicações, os anticolinesterásicos e a memantina; adicionalmente, a reabilitação cognitiva por meio de estímulo cognitivo, aprendizado de rotinas específicas e uso de estratégias metacognitivas tem demonstrado resultados positivos no cuidado com as pessoas atingidas pela Doença de Alzheimer.

 
Marlos Rocha
Neurologia do Comportamento
Centro Integrado de Assistência Cognitiva – CIAC
4141-4567

Voltar
Grupo A2
Parceiros: